Página inicial do portal Autores & Leitores
Quem  |  Autores  |  Leitores  |  Associados  |  Mural  |  Dúvidas  |  Contato  |     PUBLICAR    |
Entrar | Registrar
 Esqueci minha senha
Anúncio Autores & Leitores

Área dos AUTORES

Páginas pessoais

Oportunidades
Entrevistas

Serviços

Anúncios

Experiências

Downloads

Orientações
Autores & Leitores  >  Autores >  Entrevistas

Entrevista com CHIKO KUNESKI

Foto de Chico Kuneski


O jornalista e escritor Chiko Kuneski tem propostas firmes e posições claras sobre a literatura. Na entrevista concedida a Alexandre (Xande) Rego de  Autores & Leitores, “CK” demonstra claramente o amadurecimento e a consciência de quem sabe exatamente o valor de sua profissão e de seu trabalho com as letras.

Autores & Leitores: Quem é Chiko Kuneski por Chiko Kuneski?

Chiko Kuneski: “Sou jornalista profissional há 22 anos, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Sou portador de deficiência física congênita, não gosto de ser politicamente correto. Escritor ainda amador, com o livro de crônicas "D´vagar si não aleija", publicado pela Editora Insular ( www.insular.com.br). Nasci na cidade de Brusque-SC e moro, há mais de 25 anos, em Florianópolis em Santa Catarina.

A&L: E o despertar para a literatura?

Chiko Kuneski: “Acho que despertei para a literatura quando li meu primeiro "gibi" em quadrinhos. Mas comecei a rabiscar poesias ainda adolescente. Quem não o fez? Profissionalmente, escrever faz parte do meu dia-a-dia. Sou eclético com relação aos autores. Gosto de Rubens Fonseca, Babel e Bukowski, no conto; Mário Quintana, Pessoa, Drummond, Vinícius de Moraes, Chico Buarque, Caetano Veloso, na poesia; Luiz Fernando Veríssimo, Trevisan e outros na crônica.

A&L: E seus projetos pessoais com relação à literatura virtual?

Chiko Kuneski: “Uso a Internet como ferramenta, como jornalista e agora escritor amador. Pretendo entender melhor o veículo e me adequar a sua forma, participando de espaços como o aberto pelo  Autores & Leitores e aprimorar meu blog.

A&L: Onde você tem textos publicados?

Chiko Kuneski: “Atualmente escrevo no "Bloguesia" ( http://kuneski.zip.net) e no site de literatura "Recanto das Letras" (http://www.recantodasletras.com.br ), onde também leio muitos escritores novos. Criei o Bloguesia para fazer um jornalismo diferente, onde a poesia é usada como uma crônica diária. Convido os leitores desse site a conhecerem a nova proposta.

A&L: E outras propostas literárias, quando virão?

Chiko Kuneski: “Sou jornalista profissional e considero o jornalista um cronista com rigor técnico. Tenho um livro publicado e estou com outro, de poesias, sendo avaliado pela editora.

A&L: Você acha válido a realização de concursos e congêneres entre novos escritores?

Chiko Kuneski: “Concursos e espaços para mostrar novos talentos são fundamentais. Como tudo, a literatura é dinâmica e somente novos escritores podem traduzir as novas idéias. O mercado é complicado e, normalmente, requer um investimento do autor para ser conhecido, mas existem espaços para publicar. Tem que correr atrás.

A&L: Como você tomou conhecimento do portal  Autores & Leitores ?

Chiko Kuneski: “Através de meu e-mail, quando fui convidado a dar essa entrevista. Todo espaço que abra portas para novos escritores, profissionais ou amadores, é fundamental para o crescimento da literatura virtual. Apenas acho que a questão do veículo tem que ser sempre lembrada.

A&L: E para quem está começando, o que você pode dizer?

Chiko Kuneski: “Que leiam muito e escrevam todo dia. O papo que literatura é 90% transpiração e só 10% inspiração é pura verdade. Quem pouco lê; escreve mal, e quem não escreve rotineiramente não se aprimora.

A&L: Quais são suas expectativas em relação ao portal  Autores & Leitores?

Chiko Kuneski: “Espero que os internautas entendam a proposta e que novos talentos sejam descobertos pelo espaço.





ENVIE esta página para um(a) amigo(a).







Autores & Leitores
  • Copyright A&L © 2007
  • Todos os direitos reservados.