Página inicial do portal Autores & Leitores
Quem  |  Autores  |  Leitores  |  Associados  |  Mural  |  Dúvidas  |  Contato  |     PUBLICAR    |
Entrar | Registrar
 Esqueci minha senha
Anúncio BAC

Área dos AUTORES

Páginas pessoais

Oportunidades
Entrevistas

Serviços

Anúncios

Experiências

Downloads

Orientações
Autores & Leitores  >  Autores >  Entrevistas

Entrevista com JORGE HUMBERTO

Foto de Jorge Humberto


Palavras ditas e relidas,
fazem sentido,
quando ouvidas,
caso a causa
e o efeito,
com que elas forem
produzidas,
consigam no peito,
de quem as diga,
o mesmo efeito,
a quem as receba,
por escutá-las sem trejeito
.


(PALAVRA COM PALAVRA / 2003)

O escritor português Jorge Humberto Pereira Francisco é o retrato de seus versos. Autodidata, 41 anos, o autor de oito livros e que atualmente trabalha em mais seis, é um dos poetas virtuais do velho mundo mais lido atualmente nos mais diversos espaços culturais em países de língua portuguesa e espanhola. Denso, apaixonado pela “sua” arte, volta-se com constância para temas absolutamente sensíveis ao ser humano tanto em forma de poesia como em elaboradas crônicas e artigos. Ganhador de inúmeros prêmios em Portugal e no Brasil (a lista é tão extensa que seriam necessárias duas entrevistas somente para citá-los), Jorge Humberto é absolutamente direto em suas rápidas respostas. Se privar da leitura de seus textos é uma aventura aos mais caros ideais humanos, o que dizer de sua amizade. Em entrevista a Alexandre (Xande) Rego o poeta abre seu pensamento aos usuários de Autores & Leitores:

Autores & Leitores: Quem é Jorge Humberto e onde nasceu?

Jorge Humberto: “Sou uma pessoa simples, amigo do seu amigo, um pouco tímida até. Nasci numa Vila cercaneira onde agora resido, chamada Santa-Iria-de-Azoia, pelas mãos de uma parteira lá da região, ou seja, não fui ao hospital. Aos 5 anos, vim viver para o Bairro da Covina, que tem o nome da fábrica que produz vidros, aí estudei os meus primeiros 4 anos, indo depois fazer mais dois para fora do Bairro, numa zona industrializada, chamada Povoa-de-Santa-Iria. Concluídos esses dois últimos anos fui trabalhar, para uma fábrica de automóveis, pois achava romântico levantar-me cedo e ir trabalhar, como toda a gente que passava (mala na mão) pela minha casa.”

A&L: Como e quando a literatura começou a fazer de sua vida e quem o poeta lê?

Jorge Humberto: “Nasci para a literatura por um acaso e uma necessidade premente, numa altura muito difícil de minha vida, por volta dos meus 15 anos. Os meus autores preferidos são Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro e Camilo Pessanha.”

A&L: De que forma você vê a leitura de seus trabalhos na Internet e desta maneira é satisfatória?

Jorge Humberto: “Vejo-o de uma forma positiva, pois de outro modo é muito difícil darmo-nos a conhecer, acho que a internet em muito beneficiou a minha escrita e tenho tido um retorno de quem me lê.”

A&L: Quais são seus projetos atuais em relação à literatura?

Jorge Humberto: “Os meus projetos passam por ter um site personalizado em flash num sítio próprio, fora do Yahoo, onde aí sim, poderei divulgar toda a minha poesia.”

A&L: Onde estão expostos os textos de Jorge Humberto?

Jorge Humberto: “Como referi acima os meus espaços virtuais coincidem todos com o Yahoo, onde me divulgo  e a poetas amigos, mas, salvaguardando os amigos, não é isso que quero, o que quero mesmo é um site personalizado, como já fiz referência.
Tenho textos nos seguintes endereços:

http://geocities.yahoo.com.br/myselfthepoet/OPOETA2.html
http://geocities.yahoo.com.br/apoesiacontinua/
http://jorge_humberto.zoomblog.com/
www.opoeta.no.sapo.pt
http://geocities.yahoo.com.br/jorge_h_p_f/index.htm

A&L: Você desenvolve alguma atividade relacionada à literatura além dos espaços em que escreve? Quais são e porquê desta(s) escolha(s)?

Jorge Humberto: “Atualmente não desenvolvo nenhuma atividade fora da internet, mas tudo isso tem a ver por  estar sem atividade remunerada no momento, quando recomeçar a trabalhar quero incluir-me em tertúlias e ser parte ativa nestas.”

A&L: O que você acha da realização de concursos entre novos escritores?

Jorge Humberto: “Acho muito válido e de reconhecida importância, pois doutra forma é muito difícil ao autor ver suas obras publicadas, tirando o caso de obras de autor, financiadas pelo mesmo.”

A&L: Como você tomou conhecimento do portal Autores & Leitores?

Jorge Humberto: “Conheci-o através do Xande RegoAcho que já estão fazendo uma boa obra, disponibilizando o espaço para os autores mostrarem a sua trajetória, passa tudo por se fazer concursos de poesia  e edição de livros, como antologias, por exemplo.

A&L: O que você pode sugerir para aqueles que estão se iniciando na literatura?

Jorge Humberto: “Que sejam francos para consigo mesmo, que não se deixem influenciar pelas críticas negativas e que continuem acreditando neles, Roma e Pavia não se fizeram num dia.”

A&L: O que você espera de Autores & Leitores?

Jorge Humberto: “A minha maior expectativa é que aja mais espaço para publicação de poesia, como seja a publicação diária, e que, então sim, se parta para concursos de poesia e edições de livros e antologias.



ENVIE esta página para um(a) amigo(a).



Autores & Leitores
  • Copyright A&L © 2007
  • Todos os direitos reservados.