Página inicial do portal Autores & Leitores
Quem  |  Autores  |  Leitores  |  Associados  |  Mural  |  Dúvidas  |  Contato  |     PUBLICAR    |
Entrar | Registrar
 Esqueci minha senha
Anúncio BAC

Área dos AUTORES

Páginas pessoais

Oportunidades
Entrevistas

Serviços

Anúncios

Experiências

Downloads

Orientações
Autores & Leitores  >  Autores >  Entrevistas

Entrevista com LUCILLA

Foto de Lucilla


A simpatia é a marca registrada da carioca Christina Nunes, conhecida no mundo literário e virtual por “Lucilla”. Autora de “Pretoriano” através da psicografia, Christina transborda paixão pela literatura, seja ela virtual ou “convencional”.  A concessão desta entrevista a Alexandre (Xande) Rego foi um dos trabalhos mais interessantes de serem feitos e será fácil detectar o porquê. Diretamente da antiga capital federal, a escritora falou a   Autores & Leitores:

Autores & Leitores: Christina Nunes, quem é “Lucilla”?

Lucilla: : “Lucilla, na verdade, é pseudônimo virtual para Christina Nunes. Quando comecei a escrever artigos para os sites literários o adotei, tomando-o de uma personagem de um dos meus livros. Fiquei conhecida assim, e assim ficou. Nasci no Rio de Janeiro, onde vivo até hoje com minha família, e sou formada pela Universidade Gama Filho em Letras, bacharel e licenciada em Português e Literatura.”

A&L: Quando e como ocorreu o despertar para a escrita?
 
Lucilla: “Despertei cedo, posso dizer que na primeira infância. Sempre tive facilidade com redação e sempre amei ler. Aos nove anos fazia estórias em quadrinhos que lia para a turma de crianças que crescia comigo no Meier, cujos personagens eram eu mesma e a minha cachorrinha de estimação, Pituca. Era uma sensação, as crianças adoravam, e as professoras primárias se entusiasmavam com meus textos da época. Creio que o ensino hoje em dia se ressente desta base, deste incentivo forte ao hábito da redação, que existia bastante nas boas escolas públicas daquela época, numa das quais ainda desfrutei do privilégio de estudar.
Autores preferidos, tenho muitos! O saudoso Fernando Sabino, de quem fui fã das crônicas deliciosas, é um deles. Fernando Pessoa, e também Antero de Quental, poeta português de acentuada veia espiritual nos seus poemas. Carlos Drummond, unanimidade nacional, e há muitos excelentes autores anônimos. Do meu conhecimento, faço questão de mencionar o Nelson de Medeiros, poeta virtuosíssimo, de quem terei o prazer de contar com um de seus poemas belíssimos na Introdução do meu próximo livro, a ser publicado provavelmente em abril pela editora Lúmen.

A&L: E a satisfação com a literatura?

Lucilla: “Vem sendo minha realização profissional maior. É indizível o enriquecimento, inclusive de cunho pessoal, nesta troca com os leitores que me escrevem comentando, ou fazendo elogios ou críticas construtivas. Escrevo como articulista, atualmente, para três sites, fora os meus dois pessoais, basicamente sobre temas espiritualistas, que é a minha vertente literária principal: Portal Somos Todos Um; Fundação André Luiz; Recanto das Letras, e para o de um grande amigo do Paraná, com quem compartilho textos e informações no terreno do auto-conhecimento.”

A&L: E sobre seus projetos?

Lucilla: “Meus projetos andam paralelos aos da publicação dos livros, porque tenho que administrar o meu tempo entre ambas as coisas, pelas quais sou apaixonada. Pretendo continuar escrevendo para os sites atuais, onde publico crônicas, artigos e poemas cujos temas variam de conteúdo de um endereço da internet para outro. Nos sites de autoconhecimento minhas abordagens são preferencialmente de fundo espírita kardecista, com influências do espiritualismo oriental. Mas num endereço como o Recanto das Letras, por exemplo, predominam os poemas românticos do "meu baú", compilados da época da adolescência e juventude, entre mais alguns redigidos atualmente, além de artigos que versam sobre os temas atuais.”

A&L: Onde “Lucilla” pode ser vista e lida?

Lucilla: “Como disse, publico em meus dois sites: Elysium http://www.elysium.com.br, de perfil espírita kardecista, e Zênite http://www.zenite.recantodasletras.com.br, afiliado do Recanto das Letras, onde comecei a participar a convite do grande amigo e escritor Wellington Balbo, que também é colunista comigo no site da Fundação Espírita André Luiz, de SP. Também há bastante tempo venho escrevendo como articulista no Portal Somos Todos Um. São sites sérios, bem elaborados, e recordistas de visitas na internet pelo público interessado não só em literatura mas também nos temas espiritualistas, que contam com uma equipe da pesada na sua direção e com excelentes escritores. Para o Somos Todos Um, por exemplo, contribuem personalidades como o Dr. Oswaldo Shimoda, que trabalha com a TVP, e Wagner Borges, conhecido escritor nesta área de autoconhecimento.

A&L: Fale-nos sobre seus livros publicados e a serem lançados.

Lucilla: “Venho de família espírita Kardecista, fator determinante e essencial, a espinha dorsal da temática do meu trabalho literário. Este ano sairá o nosso terceiro livro psicografado. O primeiro foi publicado pela Mundo Maior Editora, associada à Fundação André Luiz, "O Pretoriano", ocasião na qual tive o prazer inesquecível de promover o seu lançamento na Bienal de 2005, no Rio de Janeiro; meus trabalhos seguintes até o presente momento (Sob o Poder da Águia e Elysium, a ser publicado ainda este ano) foram acolhidos pela Lúmen editorial, de grande penetração no mercado literário de todo o país. De há muito tinha guardados estes livros até que sentisse chegado o momento de levá-los a público. Graças a Deus foi uma iniciativa que deu certo, e agora vou em frente com esta atividade, que vem sendo a que mais me realiza no setor profissional de minha vida.
 
A&L: Há espaço para novos escritores no país?

Lucilla: “Num país como o nosso, qualquer estímulo à cultura é mais do que bem vindo - é fundamental. Pela minha experiência, acredito que vivemos no país um momento em que, com o advento da massificação da internet, se multiplicaram as oportunidades para novos autores e para a divulgação em larga escala do seu trabalho, além do que percebo as editoras dando boa acolhida aos valores estreantes.
 
A&L: Como você tomou conhecimento do portal   Autores & Leitores ?

Lucilla: “À convite do amigo Alexandre para a concessão desta entrevista, tive o privilégio de conhecer este endereço de grande importância na divulgação da literatura virtual. É um site bem projetado, necessário, e de muito bom gosto, que certamente terá vida longa no mundo da web. Ganham os leitores, os amantes da literatura e os escritores de qualidade, que têm aberta nova porta para participação no enriquecimento cultural do nosso país.”

A&L: Qual seu recado aos novos escritores que estão no inicio da caminhada?

Lucilla: “Empenho sem esmorecimento. Sempre há espaço e oportunidade para os escritores realmente talentosos. O hábito da leitura de boa lavra é uma obrigação, nunca é demais enfatizar. Há muitos sites excelentes que abrem oportunidade à divulgação de textos e trabalhos inéditos, e o  Autores & Leitores é um bom exemplo.

A&L: E quanto ao espaço literário   Autores & Leitores?

Lucilla: “Desejo de coração sucesso e longevidade. Contribuirei com prazer, torcendo por uma boa acolhida. Particularmente penso que todo empreendimento nascido do amor, e nutrido por amor e entusiasmo está destinado à prosperidade. Então, mãos à obra.
Deixo-lhes o meu abraço, amizade, e agradecimento pela oportunidade de conhecê-los.





ENVIE esta página para um(a) amigo(a).





Autores & Leitores
  • Copyright A&L © 2007
  • Todos os direitos reservados.