Página inicial do portal Autores & Leitores
Quem  |  Autores  |  Leitores  |  Associados  |  Mural  |  Dúvidas  |  Contato  |     PUBLICAR    |
Entrar | Registrar
 Esqueci minha senha
Anúncio BAC

Área dos AUTORES

Páginas pessoais

Oportunidades
Entrevistas

Serviços

Anúncios

Experiências

Downloads

Orientações
Autores & Leitores  >  Autores >  Entrevistas

Entrevista com NEIDA WOBETO

Foto de Neida Wobeto


A história de vida e a trajetória de Neida Rocha Wobeto é impressionante:
Professora, poetisa, cronista, escritora de literatura infantil.
Ex-presidenta da Sociedade Escritores de Blumenau, membro da Academia de Letras Blumenauense, membro do Clube dos Escritores de Piracicaba e da Casa do Poeta Riograndense, sócia da REBRA e também membro do Conselho Municipal de Cultura de Blumenau.
Colaboradora do Jornal de Santa Catarina em Blumenau, Santa Catarina.
É autora de dois opúsculos: “Contrônicas” (2 edições) e “Senti(mo)mentos” (opúsculo de poemas); “Danilo, sua mochila e seus amigos” (Literatura Infantil – 2 edições), lançado na 50ª Feira do Livro de Porto Alegre/RS e “Minha Não Metade” (poemas) e "Efemérides - poemas para datas especiais” (poemas) e tem participação em mais de quarenta antologias, além de um CD de poemas de amor: “Sinto Muito Amor”.
Mãe de dois filhos, essa gaúcha exala poesia e encanto a quem a lê.
Em entrevista a Alexandre (Xande) Rego de  Autores & Leitores, Neida fala de sua paixão pela literatura e seus planos para sua carreira de escritora e daqueles que estão no início de suas jornadas.

Autores & Leitores: Neida Wobeto,  fale-nos quando “tudo” começou.

Neida Wobeto: “Nasci em 1º de fevereiro de 1954, segunda-feira, oito horas da manhã. Meu parto não durou mais do que uma hora. Criada entre dois irmãos, sempre fui decidida e corajosa. Aos 12 anos sofri queimaduras de 1º, 2º e 3º e em conseqüência, uma parada cardíaca. Na adolescência, não tentei “mudar” o mundo, pois estava mais preocupada em sobreviver do acidente que marcou o corpo e a alma.
Aos dezoito anos concorri com outras candidatas ao título de Rainha do Colégio Comercial Protázio Alves, em Porto Alegre, onde cursava Técnico em Contabilidade, e venci.
Aos dezenove anos, iniciei a Faculdade de Nutrição (Unisinos/RS), a qual interrompi para casar.
Aos 45 anos, mãe de dois filhos, retornei aos estudos e optei pelo Curso de Letras, por ser escritora. Graduei-me em Letras Português/Inglês (
FURB) aos 50 anos e hoje com 53 anos concluí a Pós Graduação em Língua Portuguesa (FURB).
Tornei-me professora aos 47 anos, idade em que muitas buscam a aposentadoria.

A&L: E a literatura, quando você iniciou? Quem Neida Wobeto lê?
 
Neida Wobeto: “Aos dezenove anos, no Domingo de Páscoa de 1973, perdi meu irmão mais velho (20 anos) em um acidente de automóvel. Anos depois, casada e morando em Blumenau, escrevi meu primeiro poema PÁSCOA, em homenagem ao meu irmão falecido. Enviei ao Jornal Correio do Povo de Porto Alegre/RS (já morava em Blumenau/SC) e o mesmo foi publicado. Iniciou assim a carreira de poetisa.
Autores preferidos não tenho, porém, como gaúcha e bairrista, curto Mário Quintana. Admiro muito Cruz e Souza, pois me identifico muito com seus textos. Bons livros que li: INICIAÇÃO de Elisabeth Reich e ENQUANTO O AMOR NÃO VEM de Iyanla Vanzant.

A&L: E a internet e a literatura, andam juntas?

Neida Wobeto: “Como buscadora, já estive à frente de um grupo (Ordem Rosacruz, AMORC), onde fui Mestre (Blumenau/SC) e Monitora Regional (Caçador/SC). Como escritora, recebi o 1º lugar do Concurso do Dia dos Namorados, do Programa Conexão Direta, da TV Galega (2004) quando recebi entre os prêmio um outdoor com a frase vencedora: "SINTO SAUDADE DO QUE NUNCA DISSESTE". Em 2006 tive o poema: CACHECOL contemplado no Concurso poemas nos Ônibus, em Gravataí/RS e recebi o Troféu Gigantes em Blumenau/SC. Estive por dois mandatos como Presidente da Sociedade Escritores de Blumenau (SEB), representando mais de noventa associados. Deixei de lado a atividade de professora, dedicando meu tempo integral à entidade, visitando escolas e ministrando palestras e oficinas a alunos e grupos para os quais era convidada. Fiz da SEB uma das entidades mais conhecida e divulgada, no mundo literário e cultural, graças ao trabalho via Internet. Realizei Projetos Culturais e Sociais, em parcerias, no município. Publiquei três livros da entidade (Um Rio de Letras II, Um Rio de Letras III e Histórias de NatalContos e Crônicas) sem custos para os participantes, além de mediar e conseguir junto ao Prefeito, um espaço para as Artes e Letras (Kunstgarten) em Blumenau/SC. Represento Blumenau no site virtual Poetas Del Mundo, sou Patronesse da Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, membro da Academia de Letras Blumenauense, Rede de Escritoras Brasileiras (REBRA), Associação Gaúcha de Escritores (AGEs) e Clube dos Escritores de Piracicaba e faço parte do Conselho Municipal de Cultura de Blumenau/SC como Presidente da Câmara de Letras. Recentemente fui aceita como membro da Casa do Poeta de Canoas/RS (minha terra natal).”

A&L: E seus projetos com relação a literatura, Neida, quais você pode nos antecipar?

Neida Wobeto: “Meus Projetos são: Expandir meu trabalho para fora de Blumenau/SC. Como gaúcha, filiei-me à Associação Gaúcha de Escritores e Casa do Poeta de Canoas, ambos no Rio Grande do Sul, meu estado natal e tomarei posse como Paraeclarus no Clube dos Escritores de Piracicaba/SP. Pretendo assumir a Presidência da Academia de Letras Blumenauense.

A&L: E como você vê a internet neste contexto?

Neida Wobeto: “Se meu nome for buscado no Google, estarei presente em mais de trezentos sites. Hoje graças à Internet não ficamos limitados ao nosso bairro e nosso nome vai mais longe do que temos noção. A Internet permite que nossos textos sejam conhecidos no mundo inteiro, porém isso não garante a qualidade do trabalho. Como no passado, o tempo se encarregará de peneirar.

A&L: E o que mais você desenvolve no campo da literatura?

Neida Wobeto: “Participo de Projetos em Blumenau/SC que visam levar os escritores mais perto de seu público, principalmente os jovens. Ministro Oficinas de Poemas e Literatura Infantil. Colaboro em Jornais de Blumenau e Rio Grande do Sul. Divulgo meu trabalho também em camisetas, marcadores de páginas, folders e panfletos. Sempre que posso, forneço textos para campanhas sobre os mais variados temas. Participo de Concursos de Contos, Crônicas e Poemas.
 
A&L: E como você a realização de concursos literários?

Neida Wobeto: “Concordo com a  realização de Concursos, sim. Muitos desses concursos têm como premiação, a publicação dos classificados em Antologias. Acredito que a Antologia seja a forma mais fácil e barata para iniciar-se na Literatura e que permite uma maior visibilidade.
 
A&L: Como você tomou conhecimento do portal   Autores & Leitores ?

Neida Wobeto: “Recebi um poema e cadastrei-me. A Internet como um todo contribui para o crescimento da literatura virtual e a melhor forma de divulgação é repassando os textos aos seus contatos.”

A&L: O que você pode sugerir para àqueles que estão se iniciando na literatura?

Neida Wobeto: “Minha sugestão: participem de concursos, publiquem em Antologias e principalmente divulguem via Internet, em Portais sérios, como o  Autores & Leitores.

A&L: Dê seu recado aos (seus) leitores de  Autores & Leitores.

Neida Wobeto: A visibilidade através de uma entrevista como essa é inimaginável. Minhas expectativas são de que as pessoas gostem do que escrevo e que em algum momento se identifiquem com meus textos. Obrigada pela oportunidade e parabéns pelo belo trabalho. “AUTORIZO SEMPRE A PUBLICAÇÃO DE MEUS TEXTOS, DESDE QUE CITADO O NOME DA AUTORA.



ENVIE esta página para um(a) amigo(a).







Autores & Leitores
  • Copyright A&L © 2007
  • Todos os direitos reservados.