Página inicial do portal Autores & Leitores
Quem  |  Autores  |  Leitores  |  Associados  |  Mural  |  Dúvidas  |  Contato  |     PUBLICAR    |
Entrar | Registrar
 Esqueci minha senha
Anúncio Silvino Bastos

Área dos AUTORES

Páginas pessoais

Oportunidades
Entrevistas

Serviços

Anúncios

Experiências

Downloads

Orientações
Autores & Leitores  >  Autores >  Entrevistas

Entrevista com RITA FERNANDES

Foto de Rita Fernandes


Falar de Rita Fernandes é quase uma certeza de, apesar de todos os adjetivos que puderem ser utilizados, ainda assim, serem poucos para expressar a sensibilidade desta poetisa nascida no Rio de Janeiro e que, aos quarenta anos, expressa um talento de letras puras e sentimentos singulares como poucas. Em entrevista a Alexandre (Xande) Rego, de Autores & Leitores, Rita Fernandes nos fala de sua iniciação na arte literária e do que pensa desta no espaço virtual.

Autores & Leitores: Rita Fernandes, quem é você?

Rita Fernandes: “Eu sou uma mulher apaixonada pela poesia, pelos filhos e pela vida, sou sonhadora e estou atualmente numa fase de investimento em meus sonhos. Nasci no Rio de Janeiro no município de Duque de Caxias e quando me casei, morei em Santa Catarina, perto de Floripa, a cidade que guardei em meu coração até hoje, voltei a morar no Rio, retornei por conta de meu emprego, sou funcionária pública, Coordenadora Pedagógica de uma Escola Municipal, adoro o que faço, tanto, que resolvi retomar meus estudos e estou atualmente no curso de Pedagogia com a pretensão de depois fazer pós-graduação.
Sempre estudei em escola pública e disso tenho muito orgulho.

A&L: E seu interesse pela literatura, quando se iniciou?

Rita Fernandes: “Meu interesse pela literatura, veio desde muito cedo, eu gostava de recitar algumas frases na frente do espelho, e quando eu era adolescente, fazia poesias num caderno que funcionava como uma espécie de diário. Apreciava textos de Olavo Bilac, Manuel Bandeira e Carlos Drummond; Cecília Meireles me encantava, e, eu  tinha mania de ler Vinícius de Moraes, a verdade é que se a poesia me tocava, eu me apaixonava por aquele poeta ou poetisa.

A&L: Como você vê a internet a serviço da literatura?

Rita Fernandes: “Sinto uma grande alegria e prazer em ver meus textos comentados na Internet positivamente, e se surgem algumas críticas, eu não fico "grilada", simplesmente porque escrevo por prazer, e não para aparecer. A princípio, foi uma fuga, uma necessidade de exorcisar alguns fantasmas de dentro de mim. Depois fui buscando mais plasticidade no sentido da métrica dos versos, e ando me arriscando até em fazer alguns sonetinhos, mas ainda de forma tímida.

A&L: E o contato com os fãs?

Rita Fernandes: “Vejo o meu contato por demais prazeroso com as pessoas que me lêem, me refiro ao site pelo qual dediquei uma boa parte de meus textos originais, o Recanto das Letras.

A&L: E suas aspirações em relação à literatura virtual?

Rita Fernandes: “Não tenho grandes ambições com relação à literatura Virtual, sei que tem muita gente melhor do que eu publicando coisas lindas, mas vejo a Internet uma manifestação pública e democrática da cultura de uma forma interativa e prazerosa. Já pensou se na época de Olavo Bilac, Monteiro Lobato, Manuel Bandeira, eles pudessem interagir com os leitores deles? saberem como as pessoas reagiam aos seus textos? Isso é mágico demais, é maravilhoso!
Acho válida a realização de concursos para a divulgação e valorização de novos talentos, mas vejo o mercado editorial ainda muito restrito, ainda é muito caro um livro e a conseqüência está na constatação de  muitos livros , bons livros,  de bons autores empoeirados nas prateleiras, o incentivo à leitura é imprescindível, a criança desde muito cedo deveria ter o hábito de folhear um livro e se apaixonar por ele.

A&L: E como você descobriu o  Autores & Leitores ?

Rita Fernandes: “Tomei conhecimento deste site, através do convite de meu amigo, que conheci no Recanto das Letras. Acho que o  Autores & Leitores  pode contribuir bastante para quem pretende mostrar suas obras. Por  ser um site que leva  a sério seu objetivo de respeito e proposta de divulgação íntegra dos textos.

A&L: Qual seu recado para quem gosta de escrever e está começando neste momento?

Rita Fernandes: “Para quem está se iniciando na literatura, eu sugiro que se apaixone todos os dias pela poesia e nunca desista dela.

A&L: E suas expectativas quanto ao nosso portal?

Rita Fernandes: “Minhas expectativas em relação ao portal, é que meus textos sejam mais conhecidos, mais lidos e relidos e fico muito lisonjeada de fazer parte desta família de autores competentes e deste espaço maravilhoso como o  Autores & Leitores.
Obrigada mesmo, de coração!





ENVIE esta página para um(a) amigo(a).







Autores & Leitores
  • Copyright A&L © 2007
  • Todos os direitos reservados.