Página inicial do portal Autores & Leitores
Quem  |  Autores  |  Leitores  |  Associados  |  Mural  |  Dúvidas  |  Contato  |     PUBLICAR    |
Entrar | Registrar
 Esqueci minha senha
Anúncio BAC

Área dos LEITORES

Autores Consagrados

Bibiotecas Virtuais

Colunistas

Livros

Novos autores

Quadrinhos

Sebos Virtuais

Downloads

Lançamentos

Ofertas

Informações

Autores & Leitores  >  Leitores >  Colunistas

< Outros colunistas >   < Artigos de Silvino Bastos>

   Silvino Bastos Foto de Silvino Bastos

Silvino Bastos é criador e administrador do portal Autores & Leitores.



Buscando uma editora para publicar seu livro

Uma das etapas mais importantes para a publicação de um livro é a escolha da editora certa.

Qual é a editora certa para o meu livro? A mais famosa? A mais rápida? Aquela que tem um maior número de títulos? Ou aquela que publica mais?

Perguntas como essas passarão pela cabeça de qualquer autor ou autora quando tiver em suas mãos um livro pronto para ser publicado.

Antes de procurarmos a resposta a essa pergunta é necessário saber que há, basicamente, dois tipos de editora: aquelas que publicam sob encomenda e as editoras comerciais.

As editoras que publicam sob encomenda são aquelas que publicam o seu livro conforme você queira, desde que você pague pelo serviço. Há uma grande diversidade de editoras deste tipo, algumas muito pequenas, que só cuidam da publicação propriamente dita, deixando para o autor todo o trabalho de preparação do livro (diagramação, escolha das fontes, capa, etc.). Mas também existem as editoras que provêem todas as etapas que antecedem à publicação. Embora costumem cobrar preços maiores que as anteriores, estas últimas são mais recomendáveis para autores e autoras que não têm intimidade com essas atividades. Conforme já falamos em artigos anteriores, aspectos como capa, ilustrações e diagramação são importantíssimos para atrair o interesse dos leitores. Lembramos, ainda, que um livro possui algumas características intrínsecas, também já apresentadas em artigos anteriores. Por isso, ao escolher uma editora que imprima sob encomenda, dê preferência àquelas que façam todo o serviço. Contudo, grande ou pequena, completa ou não, a editora sob encomenda tem um papel restrito na série de etapas que envolvem o ciclo de vida de um livro. O trabalho dela se encerra com a publicação do livro, ou seja, com a entrega dos tantos exemplares contratados. Isso significa que, num primeiro momento, você estará feliz da vida quando diversas caixas contendo 100, 250 ou mais exemplares lhe forem entregues. Mas, passada a euforia, se sentirá desesperado ao não saber o que fazer com tanto livro. Caberá a você dar uma solução para esse problema (não se desespere, nos próximos artigos conversaremos sob o que vem depois disso).

Por outro lado, as editoras comerciais são aquelas que normalmente imaginamos, quando pensamos em publicar um livro. São as editoras que têm seus livros expostos e comercializados nas livrarias.

LIÇÃO 11 – ESCOLHA A EDITORA CERTA

Agora que já sabemos a diferença entre os dois tipos básicos de editora, vamos à resposta.

Se você busca uma editora sob encomenda, escolha aquela que lhe der mais segurança (preste atenção às cláusulas do contrato e obtenha referências de autores que já utilizaram seus serviços) e que possua condições de realizar todas as etapas da publicação.

Se você busca uma editora comercial, escolha aquela que mais se interessar pela sua obra. Se, por acaso, sua obra atrair a atenção de mais de uma editora e lhe for dada a opção de escolher entre elas, fique com aquela que tiver maior capacidade de marketing e melhor estrutura de distribuição (falaremos sobre esses aspectos nos próximos artigos). Esses dois elementos costumam andar juntos e a maioria das editoras comerciais desenvolve igualmente essas duas capacidades. Mas, se isso não for o caso, dê preferência para aquela que tiver maior capacidade de distribuição, que cubra a maior extensão possível do nosso país, além dos grandes centros urbanos, é claro. Isso garantirá que sua obra possa ser lida por todos e dará oportunidade para que leitores dos locais mais distantes possam ter acesso ao seu livro. Imagine sua obra sendo lida do “Oiapoque ao Chuí”.

LIÇÃO 12 – PREFIRA A EDITORA COM MELHOR ESTRUTURA DE DISTRIBUIÇÃO

Mas, antes de ter de se preocupar com a escolha da editora, existe outra pergunta a ser respondida: Como fazer para que meu livro chegue a uma editora?

Esse é o tema do próximo artigo.

Até lá!


Copyright Silvino Bastos © 2013
Todos os direitos reservados.

Envie este artigo para um(a) amigo(a)


COMENTE ESTE TEXTO, DIZENDO QUAL FOI A IMPRESSÃO QUE ELE LHE CAUSOU.



< Outros colunistas >   < Artigos de Silvino Bastos>


Autores & Leitores
  • Copyright A&L © 2007-2013
  • Todos os direitos reservados.